Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2018

HEFESTOS ou HEFAÍSTOS, O DEUS DA ARMADURA DE PROTEÇÃO

Quando falamos do Deus Hefestos, pensamos no Deus coxo e feio que fica fazendo armas e jóias dentro de um vulcão.
Não podemos imaginar, como esse Deus é belo com a sua força física, intelectual e espiritual. As Deuses e Deuses, precisam Dele para as suas armas, jóias e utensílios mágikos. Foi de sua bigorna que saiu o primeiro ser humano: Pandora!
É Ele quem cuida da tecnologia humana, desde as armas bélicas até a as inovações de computadores, etc. Sem o Deus Hefestos, não teríamos proteções, escudos protetores, nem as armas, afinal se fossem utilizadas para fins justos...Afinal, são os seres humanos que colocam as pessoas em perigo, não o Deus ou os Deuses!
  O DEUS HEFESTOS é filho do DEUS ZEUS e a DEUSA HERA, portando tem uma linhagem nobilíssima, embora sua mãe o tenha rejeitado, porém, logo depois, foi aceito no meio do Olimpo com grande pompas e honras, graças a suas habilidades artesanais e seu poder de construir objetos mágikos de grande poder.
Ele construiu bonecas mecânicas para auxilia-lo, ou seja, robôs.
Ter Hefestos como Pai espiritual ou padrinho, com certeza, esta pessoa está em mãos poderosas, com muita Sabedoria e Proteção. Como agradar esse Deus tão poderoso, da Tecnologia, ferreiros, artesões, da metalurgia, dos escultores, da metalurgia, dos vulcões, do fogo, cujo mês é este o de Março?
Segundo a Mestra de Helenismo Alexandra Oliveira, as suas plantas são:
Babosa, papoula de fogo, hibisco, urtiga
Seu animal: A codorna
Sua pedra: Opala de fogo
Seus instrumentos: Forja, bigorna, alicate (tenaz).
Sua Cor: Marrom
Portanto, podemos ofertar também, uma bela taça de vinho tinto rascante e codorna, ambrosia (todos os Deuses gregos aceitam), além de frutas e água.
Um pouco sobre Ele:
"Hefesto foi responsável por fazer boa parte dos magníficos equipamentos dos Deuses, e quase todo tipo de trabalho em metal dotado de poderes mágicos que aparece na mitologia grega é tido como tendo sido feito pelo Deus; o elmo alado e as sandálias de Hermes, o peito de armas conhecido como égide, a célebre cinta de Afrodite, o cetro de Agamenon a armadura de Aquiles, os crótalos de bronze de Héracles, a carruagem de Hélio (bem como a sua própria), o ombro de Pélops, o arco e flecha de Eros. Hefesto trabalhava com o auxílio dos ciclopes ctônicos, seus assistentes na forja. Também construiu autômatos de metal que trabalhavam para ele; entre estes estavam tripés que tinham a capacidade de ir e voltar ao Monte Olimpo. Hefesto deu ao cego Órion seu aprendiz, Cedálion, para ser seu guia. Em uma das versões do mito do deus, Prometeu teria roubado o fogo que ele deu aos homens da forja de Hefesto. Este também teria criado o presente que os Deuses deram ao homem, a mulher Pandora e seu pito. Como um hábil ferreiro, Hefesto fez todos os tronos do Palácio do Olimpo."
Logo, o amor a esse Deus independe, pois foi Ele quem criou a primeira humana e a Deusa Athena lhe deu o sopro da vida.
Como ficou coxo?
Ele caiu dos céus por nove dias e nove noites e caiu no mar sendo criado pelas Oceânide Tétis e por Eurínome. 
Portanto:
Hino Homérico XX - A Hefesto
Canto, Musas de voz clara, a Hefesto, famoso por suas invenções. Com a Atena de olho brilhante ele ensinou aos homes gloriosos presentes através do mundo, -- homens que antes costumavam habitar em cavernas nas montanhas como feras selvagens. Mas agora que eles aprenderam os artífices ofícios através de Hefesto, o famoso trabalhador, facilmente eles vivem uma vida pacífica em suas próprias casas durante o ano todo. Seja afável, Hefesto, e conceda-me sucesso e prosperidade!
Hino Homérico XX - A Hefesto
Hefesto de ínclito engenho canta, Musa de voz límpida,
que com Atena Glaucópída dons esplêndidos
aos homens ensinou sobre a terra, que antes mesmo
em antros montanhosos viviam como feras.
Hoje por Hefesto de ínclita arte obras aprenderam
e facilmente a vida até o fim do ano
livres de cuidado passam em seus lares.
Sê propício, Hefesto, dá-me virtude e felicidade!
(tradução de Rafael Brunhara)
Khaire Hefestos!
BLESSED BE!
Alana Morgana, a Bruxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário